Uma marca do GRUPO 11PONTO11.



Seguro aumenta valor após divórcio, segundo estudos.

Seguro 19 de setembro de 2019

Seguro aumenta valor após divórcio, segundo estudos.

Pesquisas apontam que seguros podem aumentar valor após divorcio

Ao contratar um seguro, será realizada uma análise de perfil prévio que influenciará no valor final do prêmio. Entretanto, você sabia que o seu estado civil, pode alterar também no valor?

Aumentos de valor podem ocorrer principalmente se o sexo masculino for o titular do seguro. Ao renovar e atualizar suas informações, este dado será levado em conta com base em estatísticas, antes de fechar um valor final.

Dados apontam que a condição de divorciado pode gerar um custo adicional em média de 14% para homens quando comparado ao valor de quando estava casado. Enquanto para mulheres o aumento é em média de 11,5% estando na mesma condição.

 

Leia também: Por que renovar o seguro é importante?

Pesquisa comportamental

Nesta situação é comum que os clientes mudem sua rotina, estando propensos a correr mais riscos. Normalmente, neste período as pessoas buscam sair mais até mesmo com o automóvel, ampliando as chances de sinistro.

Segundo pesquisas o seguro acaba ficando mais altos para os homens, porque estes de fato acabam assumindo o risco ao dirigir, por vezes independente do estado civil atual.

A propensão para um maior número de saídas a noite e consumo de álcool acabam crescendo. Deste modo, as ocorrências de sinistros e perdas totais causadas por terceiros, por exemplo, são maiores comparadas às mulheres.

Base da pesquisa

A pesquisa considerou como escopo, pessoas acima de 25, com o mesmo perfil, endereço, automóvel e o estado civil para analise de comportamento.

Atualmente existem diversos App que monitoram o modo de condução do veiculo a partir dos sensores do celular. Deste modo, os clientes aos quais mesmo divorciados, não ofereçam ricos de recorrência de sinistro, poderiam obter um valor menor do prêmio.

 

Leia também: Saiba como funciona o questionário de avaliação de risco

 

Aviso à seguradora

Contudo, a seguradora não tem o poder de simplesmente alterar seu estado civil sem a comunicação do próprio cliente. A atualização dos dados é de total responsabilidade do cliente para que seja realizado o endosso da apólice.

O endosso ocorre todas as vezes que existe alguma alteração sobre a contratação inicial do seguro, por exemplo: mudança de endereço, e é claro alteração do estado civil.

É comum que o endosso gere uma diferença no valor, podendo ser maior ou menor que o anterior.

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Publicações relacionadas

Receba atualizações por e-mail