Auto 15 de julho de 2019

Dicas para deixar o seguro auto mais barato

Neste artigo apresentamos a você os principais itens que podem encarecer como reduzir o valor de seu seguro.

Todos estes detalhes são muito importantes para analisar antes de assinar um contrato. Estes influenciam muito no valor final.

 

Reboque para emergências

Possuir um suporte 24 h por dia de guincho pode ser maravilho. No entanto, esta escolha pode acarretar um acréscimo de 15% em sua apólice.

Outro ponto que faz com que encareça o valor do seguro é a área de abrangência que o reboque pode lhe socorrer. Algumas seguradoras atendem em um raio de até 500 km.

Caso você não viaje muito e possua hábitos mais urbanos com seu automóvel valerá a pena reduzir esta distancia, por exemplo.

Desta forma, você conseguirá uma redução de valor da apólice. Fique atento se outros seguros contratados por você, já não oferecem este tipo de serviço.

É importante você analisar o que realmente é necessário. Portanto, se você não possui em sua rotina viajar constantemente, não será compensatório possuir uma assistência completa.

 

Carro reserva na apólice

Conter o carro reserva em sua apólice pode parecer um ótimo negocio. No entanto, saiba que o valor por este beneficio será de acordo com os dias que você utilizará o carro reserva.

Neste caso o uso deste beneficio pode chegar em 20%  a mais em sua apólice por um uso de 30 dias, por exemplo.

Considere a utilização de transporte público ou mesmo um carro da família para se locomover no período em que seu automóvel está na oficina.

Caso necessite solicitar o carro reserva, busque não ultrapassar 10 dias para obter uma maior economia.

Considere também os gastos de utilização de aplicativos de locomoção, táxis dentre outros, pois estes podem ser ainda mais em conta que contratar o serviço da seguradora.

 

Locais credenciados a rede

Decidir por levar seu carro em uma das oficinas credenciadas por sua seguradora pode gerar um desconto de 5% ou mais em seu plano.

Existe também a opção de você reverter este desconto em mais dias com o carro reserva, mas verifique estes detalhes com sua seguradora.

Portanto, analise qual proposta será mais compensatória a você.

Modelos de franquia

Normalmente as seguradoras acabam por ofertar três modelos de franquias. O principal diferenciador entre estas é o valor a ser pago em caso de sinistro pelo segurado.

Exemplificando a situação, contratando-se uma franquia reduzida, esta cai para 50% em comparação ao modelo tradicional. No entanto, sua apólice pode ter um acréscimo de 10% a 15%.

Na modalidade majorada você pode ter um desconto de 10% em seu seguro. Entretanto, caso ocorra um sinistro você pagará uma valor mais alto pela franquia.

Se você busca economizar com o seguro é recomendável que contrate uma franquia majorada.

Entretanto, só torna-se compensadora caso não tenha ocorrido nenhum sinistro ainda e a utilização do automóvel seja baixa.

No entanto esteja ciente que caso aconteça algum acidente o custo pode ser acima de R$ 5000,00.

Mas se você utiliza o carro de forma constante em seu dia a dia a franquia mais compensadora seria a reduzida, já que o valor pago em momento de sinistro será menor.

 

Adição de motorista na apólice

Possuir um motorista adicional em sua apólice poderá acarretar um aumento no valor do seguro.

Se este estiver dentro de uma faixa etária de 18 e 25 anos este custo adicional pode ser de até 50%. Esta faixa de idade é considerada de risco para ocorrência de sinistros.

Já em casos onde sua esposa ou marido são inclusos na apólice e não estão dentro desta faixa de idade, o custo adicional pode ser de apenas 10% em média.

 

Acessórios 

É a garantia que cobre qualquer avaria nos vidros, faróis, lanternas e espelhos.

Sua apólice pode conter este tipo de garantia para proteção de vidros, lanternas, faróis dentre outros.

Porém, este tipo de garantia pode encarecer seu seguro.  Mas, se você transita muito, principalmente por grandes metrópoles, valerá a pena contrata-lo.

O valor final por estes tipos de conserto acaba sendo bem abaixo da franquia, compensado possuir esta garantia.

 

Possuir garagem ou itens de segurança

Realmente, não possuir uma garagem ou um local seguro para deixar seu automóvel acaba por encarecer o seguro.

Entretanto, vale a pena analisar os custos gerados por um estacionamento e o desconto da seguradora por o automóvel esta em local seguro.

Vale a pena obter um rastreador ou mesmo um bloqueador, para conseguir um valor menor de apólice.  Algumas seguradoras podem abater até R$ 400 por conta da instalação.

 

Bônus

O fato de possuir uma boa conduta no transito pode ocasionar uma redução no valor do seguro. O não acionamento do seguro para sinistro também é levado em conta.

Pode-se atingir uma máxima de 30% a menos a pagar. Algumas seguradoras dão cerca de 3% de desconto para cliente que baixam e utilizam o aplicativo para acompanhar o comportamento do motorista no transito.

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Publicações relacionadas

Receba atualizações por e-mail